14 de janeiro, 2018

3J3A8930.jpg

 

Para ser cristão não basta ouvir falar de Jesus ou saber muito acerca Dele, alerta  reitor 

Pe. Carlos Cabecinhas presidiu à missa na Basílica da Santíssima Trindade no domingo em que a igreja assinala o 104.º Dia Mundial do Migrante e Refugiado

Seis grupos de peregrinos oriundos da Polónia, Ucrânia, Brasil, Itália e Portugal, participam hoje nas várias celebrações oficiais do santuário de Fátima, no domingo em que a Igreja celebra o 104º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.

Na Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, o Pe. Carlos Cabecinhas desafiou os peregrinos a experimentar um verdadeiro encontro com Deus por forma a que a vida de cada um possa ser transformada, como foram as vidas dos três pastorinhos.

“O Evangelho de hoje convida-nos a refletir sobre como devemos ser cristãos” pois “não se é cristão apenas porque se ouviu falar de Jesus, ou porque se sabe muito acerca dele”, alertou o reitor do Santuário de Fátima.

“Ser cristão significa sempre ter um encontro pessoal com Jesus. É aí que está o segredo da vida cristã”, precisou sublinhando que o grande desafio “é procurarmos esse encontro, na oração, na escuta da palavra, na celebração de Jesus na fé”. E, concluiu: “quando na nossa vida experimentamos esse encontro tornamo-nos suas testemunhas”.

O reitor lembrou que esta é a dinâmica da Mensagem de Fátima.

“Os Pastorinhos foram introduzidos na vida cristã pela família, que lhes deu os rudimentos da sua fé, mas foi preciso o encontro com Deus, primeiro através do Anjo e depois de Nossa Senhora, para que as suas vidas se transformassem, se transfigurassem”.

Além do programa celebrativo habitual aos domingos, o santuário de Fátima promove hoje a primeira conferência dos 'Encontros na Basílica', que será proferida pelo Pe. Joaquim Ganhão, intitulada “Memória e Gratidão: atitudes crentes”.

O Pe. Joaquim Ganhão é natural de Pedrógão, concelho de Torres Novas. Entrou para o seminário em Lisboa e seguiu os estudos na Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu a licenciatura em Teologia e a pós-graduação em Teologia Pastoral. Em 2001, foi para Roma estudar Liturgia. Concluiu o mestrado com a tese sobre o movimento litúrgico em Portugal. Regressou de Roma em 2005 e veio para Santarém, onde o bispo D. Manuel Pelino o nomeou pároco da Catedral de Santarém e, mais tarde, chefe de gabinete e responsável pela liturgia e pelas celebrações. Atualmente é também diretor da comissão diocesana para os bens culturais da Igreja e responsável pelo Museu Diocesano de Santarém. Em 2017 foi o coordenador da Comissão de Liturgia para a visita de Sua Santidade Papa Francisco.

O apontamento musical que se seguirá à conferência estará a cargo do grupo Cantus Novus Ensemble, sob direção de António Lourenço Menezes.

 

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.