19 de setembro, 2016

AF_Banner_Musical Entre o Ceu e a TerraV02.jpg


Santuário de Fátima apresenta musical inédito  para assinalar Centenário das Aparições 

“Entre o Céu e a Terra – O Musical sobre Fátima” 
 

O espetáculo de teatro musical, encomendado pelo Santuário no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, estreia a 13 de outubro, assinalando a última Aparição.

“Entre o Céu e a Terra – O Musical sobre Fátima” é uma iniciativa promovida pelo Santuário de Fátima no âmbito da programação do Centenário das Aparições, desenvolvida pela Elenco Produções. Com estreia marcada para o próximo dia 13, pelas 14h30, no anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, o espetáculo será também apresentado a 14 e 15 de outubro, às 21h30, com entrada livre nesses dois dias.

Assumindo-se como o musical oficial da Celebração do Centenário das Aparições, o espetáculo que agora chega ao grande público resulta do desafio lançado pelo Santuário à Elenco Produções, ainda em 2014, de pensar as Aparições sob um olhar contemporâneo, promovendo a Mensagem de Fátima e apresentando uma abordagem artística única deste acontecimento que marcou o século XX.

Depois de alguns anos de pesquisa e criação artística, o musical “Entre o Céu e a Terra” destaca-se pela sua linguagem contemporânea e composição totalmente original, quer no conteúdo quer na abordagem artística, com vista à evocação e celebração das Aparições e da Mensagem de Fátima. 

O projeto integra uma equipa de 19 atores, cantores e bailarinos em palco e uma orquestra ao vivo, envolvendo também a utilização dos melhores recursos tecnológicos associados a um exigente desenho de luz, som e sonoplastia, bem como uma aposta forte em cenografia e figurinos.

Com a produção executiva de Bruno Galvão e João Ribeiro, o espetáculo conta com um elenco de elevada qualidade, reunindo nomes como Sofia Escobar, Sofia de Portugal ou Joel Branco. A direção musical é de Artur Guimarães, o texto e letras de Liliana Moreira, estando a encenação e coreografia a cargo de Joana Quelhas.

Procurando perceber os sinais do nosso tempo a partir de Fátima, a obra assenta numa omnipresença de Lúcia, Francisco e Jacinta, mas debruçada no cruzamento do passado e do presente, culminando assim num espetáculo forte e sufocante, com uma estética moderna, e promovendo uma maior identificação do público com as personagens.

Este trabalho foi encomendado pelo Santuário de Fátima como uma aposta numa iniciativa cultural relevante, e assumindo a sua vertente musical como mais um meio de evocação e celebração do acontecimento das aparições de 1917.

A Elenco Produções nasceu do fascínio pelo palco, mas também, e sobretudo, da aspiração comum pela criação original, particularmente na área do teatro musical. Com uma vasta equipa e pluridisciplinar para conceber e produzir, nas vertentes musical, dança e teatro, já conquistou mais de 200 mil espetadores ao longo de cinco anos de existência. Em espetáculos como Zorro, A Ilha do Tesouro, Cinderela XXI ou a Volta ao Mundo em 60 Minutos esgotou as principais salas do país, entre as quais o Teatro Municipal Rivoli no Porto e o Teatro da Trindade,  em Lisboa.

Após as três apresentações em Fátima, a Elenco Produções trabalhará para voltar a estar em cena em Portugal e no estrangeiro em 2017, ano do centenário das Aparições.

Este espetáculo conta com o apoio da Rádio Renascença.

CARTAZ

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.