15 de setembro, 2025
![]() Coro infantojuvenil do Santuário de Fátima acolhe novos coralistasNeste início de ano letivo, fomos conhecer a dinâmica da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.
Atualmente, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima é composta por cerca de 30 coralistas fixos, mas em articulação com o Colégio de São Miguel, de Fátima, com quem mantém uma colaboração, o número de elementos que participam nos ensaios e nas apresentações pode chegar aos 65 cantores: “São dois coros que funcionam quase como se fossem um só”, garante o maestro José Leite. O projeto integra crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, mas há famílias a pedir para que o coro acolha crianças mais pequenas: “Estamos a avaliar a possibilidade de criar um trabalho preparatório para os mais novos, por forma a facilitar a sua integração futura”, adianta o responsável. Os ensaios do coro infantojuvenil do Santuário de Fátima acontecem às terças e sextas-feiras, das 18h30 às 20h00, na sala do Serviço de Música Sacra do Santuário, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores. Mensalmente, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima anima a recitação do Rosário de cada dia 13. No calendário anual da formação estão dois momentos especiais: um desses momentos é o já habitual Encontro de Coros Infantis, que se realiza no Santuário no dia 25 de abril e que traz a Fátima coros convidados para um dia de partilha e convívio, que culmina num concerto na Basílica de Nossa Senhora do Rosário; o outro é a Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima a 10 de junho, momento que é animado de forma especial por esta formação.
Lugar de formação técnica e religiosaAlém do repertório maioritariamente sacro, o coro trabalha também algum repertório erudito e profano, adaptando-se ao espaço para o qual é convidado, refere o maestro. Ultimamente, o coro tem sido cada vez mais requisitado para se apresentar em concertos e encontros, não só em Portugal, mas também no estrangeiro. Em 2024, os elementos da Schola Cantorum viveram uma experiência marcante neste contexto, com uma deslocação a França que visou retribuir uma visita de um coro francês que tinha participado no Encontro de Coros em Fátima no ano anterior: “Estas participações e estas viagens internacionais fortalecem a proximidade e os laços entre os jovens e projetam o nome do Santuário além-fronteiras”, salienta o maestro. A Schola Cantorum é, por tudo isto, um lugar que promove não só a formação técnica, mas também a formação religiosa e a inclusão, num trabalho que permanece para a vida dos coralistas. Valores como a amizade e a responsabilidade são bases que sustentam a formação desta escola. No início de mais um ano letivo, este espaço de convívio e aprendizagem está de portas abertas para acolher os interessados em integrar este projeto, que devem contactar o Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima através do email [email protected] ou pelo telefone 249 539 600. Os inscritos são depois convidados a participar numa “entrevista simples e informal”, que funciona como forma de acolhimento e integração da criança: “Esta audição é mais uma forma de tentar perceber a melhor maneira de integrar a criança ou adolescente no projeto”, garante o maestro José Leite.
|