13 de janeiro, 2024

2024-01-13fapcoroa.jpg

Coroas das Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima

Com vista a uniformizar a forma de coroar as imagens peregrinas da Virgem de Fátima, o Santuário de Fátima encomendou, para seu uso exclusivo, uma coroa.

Com vista a uniformizar a forma de coroar as imagens peregrinas da Virgem de Fátima e, ao mesmo tempo, conferir maior dignidade a estas imagens oficiais que da Cova da Iria saem em peregrinação para os diferentes lugares do mundo, o Santuário de Fátima encomendou, para seu uso exclusivo, uma coroa à Casa Leitão & Irmão, Joalheiros, solicitando que a peça pudesse glosar o tema da paz e tivesse inscritas as expressões, em latim e à maneira de litania, “Regina Pacis”, “Regina Rosarii Fatimae”, “Regina Mundi”, palavras que vieram a ser integradas no aro da coroa, de prata dourada, em letras capitais. 

Os eixos semânticos que subjazem ao desenho da coroa, da autoria de Jorge Lé Moura e datada de 2019, são, de facto, as ideias de que a Virgem de Fátima é rainha (e, por isso, porta coroa), de que percorre o mundo (e, por isso, é peregrina) e de que difunde uma mensagem de paz (glosando, assim, o título associado à celebrada coroação de 1946 através do uso das folhas de oliveira que pontuam as imperiais). A estes conceitos, o designer associou, ainda, a imagem da árvore da vida, cujos ramos e folhagem inscritos nos oito gomos crescem rumo à elegante cruz sobre o orbe que, superiormente, remata a coroa. A peça surge, deste modo, eivada de texturas visuais que apontam, inclusivamente, para os clássicos elementos da natureza e que, segundo a memória descritiva do autor, são “a água presente na sua seiva, a terra que se integra com as raízes, o ar que as folhas respiram e o fogo que surge pela fricção de dois galhos”. 

Por serem criadas exclusivamente para as imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima, a Casa Leitão & Irmão, Joalheiros, que em 1946 havia criado a coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima e a coroa secundária para a Imagem venerada na Capelinha das Aparições, intitulou a peça de “Coroa Peregrina”. 

Depois de a imagem peregrina n.º 1 sair coroada com este novo modelo (para a Jornada Mundial da Juventude, no Panamá), as restantes imagens peregrinas passaram a portar esta tipologia de coroa. 

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.