13 de janeiro, 2024

2024-01-13fapcoroa.jpg

Coroas das Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima

Com vista a uniformizar a forma de coroar as imagens peregrinas da Virgem de Fátima, o Santuário de Fátima encomendou, para seu uso exclusivo, uma coroa.

Com vista a uniformizar a forma de coroar as imagens peregrinas da Virgem de Fátima e, ao mesmo tempo, conferir maior dignidade a estas imagens oficiais que da Cova da Iria saem em peregrinação para os diferentes lugares do mundo, o Santuário de Fátima encomendou, para seu uso exclusivo, uma coroa à Casa Leitão & Irmão, Joalheiros, solicitando que a peça pudesse glosar o tema da paz e tivesse inscritas as expressões, em latim e à maneira de litania, “Regina Pacis”, “Regina Rosarii Fatimae”, “Regina Mundi”, palavras que vieram a ser integradas no aro da coroa, de prata dourada, em letras capitais. 

Os eixos semânticos que subjazem ao desenho da coroa, da autoria de Jorge Lé Moura e datada de 2019, são, de facto, as ideias de que a Virgem de Fátima é rainha (e, por isso, porta coroa), de que percorre o mundo (e, por isso, é peregrina) e de que difunde uma mensagem de paz (glosando, assim, o título associado à celebrada coroação de 1946 através do uso das folhas de oliveira que pontuam as imperiais). A estes conceitos, o designer associou, ainda, a imagem da árvore da vida, cujos ramos e folhagem inscritos nos oito gomos crescem rumo à elegante cruz sobre o orbe que, superiormente, remata a coroa. A peça surge, deste modo, eivada de texturas visuais que apontam, inclusivamente, para os clássicos elementos da natureza e que, segundo a memória descritiva do autor, são “a água presente na sua seiva, a terra que se integra com as raízes, o ar que as folhas respiram e o fogo que surge pela fricção de dois galhos”. 

Por serem criadas exclusivamente para as imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima, a Casa Leitão & Irmão, Joalheiros, que em 1946 havia criado a coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima e a coroa secundária para a Imagem venerada na Capelinha das Aparições, intitulou a peça de “Coroa Peregrina”. 

Depois de a imagem peregrina n.º 1 sair coroada com este novo modelo (para a Jornada Mundial da Juventude, no Panamá), as restantes imagens peregrinas passaram a portar esta tipologia de coroa. 

Marco Daniel Duarte

Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

05 nov 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.