05 de agosto, 2025

santuario-de-fatima-passeio-dos-voluntarios-tomar-5-agosto-2025.png

Espiritualidade e confraternização no passeio anual dos Voluntários do Santuário de Fátima

Em Tomar, a Igreja de Santa Maria dos Olivais e o Convento de Cristo, foram início e fim do passeio dos Voluntários do Santuário de Fátima.


No centro da cidade de Tomar, a Igreja de Santa Maria dos Olivais foi o primeiro destino dos voluntários do Santuário de Fátima. O percurso entre Fátima e Tomar, no início da manhã de 5 de agosto, decorreu, nos três autocarros, em modo orante. Foram momentos de espiritualidade, vividos com uma evocação a Nossa Senhora da Boa Viagem, a Oração da Manhã, cânticos, preces, e a oração do Pai Nosso, num ambiente de fraternidade que caracterizou o passeio dos voluntários.

A missa matinal realizou-se na Igreja de Santa Maria dos Olivais e foi presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas.

santuario-de-fatima-passeio-dos-voluntarios-a-tomar-5-ago-2025-ii.png
Reunidos em Eucaristia na Igreja de Santa Maria dos Olivais, os voluntários escutaram palavras inspiradas no episódio do Evangelho de São Mateus (Mt 14, 22-36), quando os discípulos entraram no barco e, na outra margem, Pedro foi chamado a caminhar sobre as águas e, quando se afundava, foi salvo por Jesus, o que, na narrativa, se afigurou prova de fé, enquanto os demais discípulos esperavam na outra margem. Palavras que ecoam nos dias de hoje e pelas quais o reitor sublinhou a “confiança em Jesus Cristo a que todos somos convidados”.

O reitor do Santuário de Fátima agradeceu e louvou o contributo constante de todos os voluntários no âmbito do Santuário, e evocou a memória dos que já partiram. Destacou que a celebração a que presidiu na Igreja de Santa Maria dos Olivais coincidiu com a celebração, em toda a Igreja, da dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. 

No altar-mor, encimado por um elemento arquitetónico em ponto elevado que configura uma estrela, o padre Carlos Cabecinhas lembrou o antigo título mariano “Stella Maris” (estrela-do-mar), evocado ao longo dos séculos pelos viajantes em barcos, assim como por toda a cristandade. Na Igreja, como num barco, voluntários, peregrinos e humanidade seguem juntos.

santuario-de-fatima-passeio-dos-voluntarios-a-tomar-5-ago-2025-i.png
O passeio continuou numa quinta em Tomar, onde os voluntários lancharam, confraternizaram, assistiram a danças sevilhanas e a apresentações de virtuosismo equestre. Aí puderam usufruir da alegria de participar nas danças sevilhanas, e, com supervisão por parte de cavaleiros, alguns voluntários experimentaram trotear nos cavalos. Durante o almoço continuou a confraternização.

À tarde, os voluntários visitaram o Convento de Cristo. No monumento, que desde 1983 está classificado como Património da Humanidade, os voluntários participaram numa visita guiada que lhes possibilitou o acesso a um conhecimento organizado e cientificamente informado sobre o Convento de Cristo.

A visita estruturou-se a partir de enquadramentos históricos alinhados com diferentes fases de construção do Convento de Cristo. Junto a uma maquete do conjunto monumental do Convento de Cristo, a guia projetou as linhas de entendimento de um monumento fundamental para a compreensão da História de Portugal, desde a fundação. Os voluntários puderam imaginar como terão vivido os elementos da Ordem do Templo e, depois, da Ordem de Cristo, nas diferentes fases do devir histórico relacionadas com o Convento de Cristo.

Nos momentos finais da visita ao Convento de Cristo, os voluntários assistiram a breves interpretações de como se pensa que poderiam ser os momentos recreativos relacionados com artes bélicas, com artes musicais e danças, no tempo dos templários.

O regresso coincidiu com a meia hora durante na qual se reza o terço das 18h30 na Capelinha das Aparições, e os voluntários, nos três autocarros, rezaram o Rosário em conjunto até ao regresso ao Santuário de Fátima.

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

08 ago 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.