09 de agosto, 2013

https://serosegredodocoracao.fatima.pt/ 
 
A exposição “Ser, o segredo do coração”, inaugurada no Santuário de Fátima no início do ano pastoral e patente ao público na Basílica da Santíssima Trindade até final de outubro, ganha agora uma nova dimensão com a possibilidade de visitas virtuais através da Internet.
 
Os seis núcleos através dos quais se desenrola o percurso que procura evocar a aparição de junho de 1917 e de modo especial a temática e a mensagem relacionada com o Imaculado Coração de Maria são agora passíveis de uma visita virtual através da página on line serosegredodocoracao.fatima.pt.
 
Nas palavras do comissário da exposição, Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, este projeto tem fundamentalmente dois propósitos: “por um lado, proporcionar que os devotos de Nossa Senhora de Fátima que, por alguma razão, este ano não podem visitar o Santuário a possibilidade de usufruírem da exposição sobre o tema do ano pastoral a partir de qualquer lugar do mundo, desde que ligados à Internet. Por outro lado, tratando-se de uma exposição temporária e, por consequência, efémera é também objetivo desta visita em suporte virtual fazer com que os seus conteúdos se prolonguem no tempo”. 
 
A exposição está patente ao público, na Zona da Reconciliação da Basílica da Santíssima Trindade, até 31 de outubro deste ano. Desde o momento inaugural, a 24 de novembro de 2012, até ao passado dia  11 de agosto  142 796 pessoas visitaram esta exposição.
 
Após o encerramento, sublinha Marco Daniel Duarte, “dificilmente se poderão reunir de novo todas estas peças que compõem a exposição, pois algumas delas não pertencem ao Museu do Santuário”, e daí a pertinência deste novo contexto da visita virtual. 
 
Disponível nas sete línguas oficiais com que trabalha o Santuário de Fátima, a visita virtual contempla todos os percursos da exposição, todas as peças, assim como a totalidade dos textos e, inclusivamente, dos sons que estão associados à visita ´in loco´.
 
Para Marco Daniel Duarte, não obstante uma visita deste tipo nunca poder substituir a experiência que decorre do contacto direto com o espólio que integra o percurso expositivo, a iniciativa tem algumas vantagens. “Apreciar os objetos e documentos históricos na comodidade e tranquilidade conforme a disponibilidade do internauta”, é uma delas. 
 
“O visitante poderá ampliar os objetos, poderá ver alguns de forma interativa, rodando as peças e apreciando, no caso das esculturas, não apenas a vista principal, mas também as faces laterais e posteriores; poderá ainda revisitar cada núcleo, disporá de uma galeria final onde poderá passar, uma por uma, todas as peças que integram a exposição”, revela Marco Daniel Duarte.
 
LeopolDina Simões
PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.