08 de setembro, 2025

2025-09-08noticiacongressopami2.jpg

Santuário de Fátima apresentado como “lugar materno de acolhimento”

No 26º Congresso Mariológico Mariano Internacional, em Roma, reitor do Santuário destacou o acolhimento, a oração, a caridade e a beleza como pilares da pastoral na Cova da Iria.

 

O reitor do Santuário de Fátima destacou o enorme potencial evangelizador da pastoral mariana, patente na Cova da Iria, numa apresentação que proferiu no 26º Congresso Mariológico Mariano Internacional, que terminou ontem, em Roma.

“A Virgem Santa Maria tem, para o povo cristão, uma enorme capacidade de atração, que é bem patente nos santuários que lhe estão dedicados e que, por isso, são lugares fundamentais para a nova evangelização. No Santuário de Fátima percebemos a enorme potencialidade evangelizadora que Maria tem, mas tomamos igualmente consciência da nossa responsabilidade enquanto responsáveis pela pastoral mariana de Fátima”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

A apresentação do reitor do Santuário de Fátima foi feita na tarde do segundo dia do encontro, 4 de setembro, numa sessão que refletiu sobre a missão dos santuários marianos e sobre a importância das aparições marianas como sinal de esperança para a Igreja e para o mundo.

Na ocasião, o padre Carlos Cabecinhas apresentou o Santuário de Fátima como “lugar materno de acolhimento”, reafirmando o acolhimento dos peregrinos como principal missão do Santuário, uma missão que se concretiza na opção pelo uso de sete línguas oficiais, nos diversos serviços que são disponibilizados e no cuidado constante por manter os espaços aptos a acolher quem peregrina à Cova da Iria.

“No Santuário de Fátima, a pastoral mariana começa pelo acolhimento, por forma a permitir aos peregrinos a experiência de acolhimento cordial num lugar materno”, disse o reitor do Santuário, que refletiu também sobre a oração, a liturgia e a piedade popular de Fátima, onde os sacramentos da Eucaristia e a Penitência e a recitação do Rosário assumem um papel central, legados pela própria mensagem de Fátima.

O padre Carlos Cabecinhas destacou ainda a divulgação e estudo científico de Fátima como meio de cumprimento da pastoral mariana de Fátima e assumiu a linguagem da arte e a via da beleza como “caminho imprescindível para a difusão e aprofundamento da mensagem de Fátima”.

Na conclusão, o reitor do Santuário sublinhou a dimensão caritativa de Fátima, na atenção que é dada acolhimento aos peregrinos doentes, na ação desenvolvida através do seu Centro de Ação Social e na ajuda dada às mais diversas instituições, eclesiais ou outras, que se dedicam à solidariedade.

O programa do encontro incluiu uma audiência com o Papa Leão XIV no dia 6 de setembro, onde o Santo Padre sublinhou a importância da mariologia e defendeu uma "Igreja com rosto mariano", ao serviço da esperança e da consolação e atenta a todas as realidades humanas.

"Contemplar o mistério de Deus e da história com o olhar interior de Maria protege-nos das mistificações da propaganda, da ideologia e da informação doentia, que nunca saberão anunciar uma palavra desarmada e desarmante, e abre-nos à gratuidade divina, a única que torna possível o caminhar juntos das pessoas, dos povos e das culturas na paz. É por isso que a Igreja tem necessidade da mariologia; precisa que ela seja pensada e proposta nos centros de estudos, nos santuários e nas comunidades paroquiais", afirmou, então, o Sumo Pontífice.

O 26º Congresso Mariológico Mariano Internacional, que juntou mais de 600 investigadores de mariologia de todo o mundo, foi promovido pela Pontifícia Academia Mariana Internacional, com o tema “Jubileu e Sinodalidade: uma Igreja com rosto e com práxis mariana”, e é um dos maiores congressos mundiais sobre Nossa Senhora.

Em 2016, este congresso quadrianual teve lugar no Santuário de Fátima, no Centro Pastoral de Paulo VI, e refletiu sobre a história, mensagem e atualidade do acontecimento de Fátima, no preâmbulo do Centenário das Aparições.

PDF

HORÁRIOS

09 set 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.