16 de julho, 2016

3J3A4424.jpg

 

Reitor  lança três desafios aos mensageiros da 39ª peregrinação nacional do MMF

Peregrinação começou este sábado e termina amanhã com a Missa no Recinto, presidida por D. António Marto

 

O Reitor do Santuário de Fátima desafiou este sábado os peregrinos do Movimento da Mensagem de Fátima(MMF) a “viverem centrados em Deus”; a “oferecerem a sua vida sem reservas” e a serem “testemunhas vivas” da Mensagem de Fátima.

Na assembleia de acolhimento aos peregrinos mensageiros que participam na 39ª peregrinação nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, que começou este sábado na Cova da Iria, no Centro Pastoral de Paulo VI, o Pe Carlos Cabecinhas lembrou o exemplo dos pastorinhos que deve ser sempre tido em conta por todos os mensageiros.

“Celebrar o Centenário das Aparições Angélicas (mote para uma encenação desenvolvida no inicio da assembleia por crianças e adolescentes mensageiros da diocese de Viana do Castelo) significa assumirmos um conjunto de virtudes que passam por aceitarmos o convite de vivermos centrados em Deus” disse o sacerdote. E, neste ano da misericórdia esse desafio “ainda é maior”.

“A mensagem de Fátima é uma mensagem de Misericórdia” pois “ é a resposta de Deus aos nossos problemas” e, por isso, “o desafio de dedicarmos e oferecermos a nossa vida a Deus, como fizeram os pastorinhos, é fundamental”, disse ainda o reitor.

O responsável pelo Santuário da Cova da Iria deixou um terceiro apelo aos mensageiros para que sejam testemunhas vivas desta mensagem.

“Contamos convosco de forma especial nas celebrações deste Centenário para que seja um momento de ação de graças”, concluiu.

O reitor deu as boas vindas aos mensageiros, agradecendo o envolvimento “particularmente importante” do Movimento “no sucesso” da Peregrinação Nacional da Imagem Peregrina às dioceses de Portugal.

O responsável falou depois de uma encenação levada a cabo por crianças e jovens da diocese de Viana do castelo que recriaram, no grande auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, as três aparições do Anjo.

Antes já tinha usado da palavra o presidente da direção nacional do MMF, Nuno Neves, que saudou os presentes lembrando as três características fundamentais de um mensageiro: “confiança, alegria e fidelidade”.

“Ser mensageiro é confiar sem reservas”; “ser fiel aos apelos da Senhora da Mensagem” e testemunha-la “com a alegria do serviço”, disse Nuno Neves sublinhando que “o mensageiro, tal como os pastorinhos, nunca desiste nem desanima”.

O responsável nacional do Movimento anunciou ainda um conjunto de ações que a estrutura irá desenvolver no próximo ano pastoral para ”marcar presença viva” na vivência do Centenário das Aparições. Iniciativas que vão desde a aposta nas formações diocesanas dos atuais e de novos mensageiros; na realização de retiros espirituais para responsáveis diocesanos e profissionais da saúde e por uma peregrinação a pé de crianças mensageiras, entre muitas outras atividades que o Movimento já desenvolve anualmente.

A 39ª peregrinação Nacional do MMF, inspirada no tema pastoral do ano no Santuário “Eu vim para que tenham vida”,  começou este sábado com uma saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, prossegue com uma Via-Sacra para crianças mensageiras até aos Valinhos; depois está prevista uma participação no Rosário e Procissão das Velas esta noite e uma Missa na Basílica da Santíssima Trindade às 23h00, para além da Adoração Eucarística durante toda a noite e madrugada.

A peregrinação terminará no domingo com a Missa no Recinto, que será presidida pelo Bispo de Leiria Fátima, D. António Marto.

O Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação pública de fiéis, com personalidade jurídica pública, ereta pela Conferência Episcopal Portuguesa, com caráter nacional.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.