14 de outubro, 2014

Arvo Pärt, compositor de referência da música contemporânea, criou uma peça musical dedicada aos Pastorinhos de Fátima, cujo manuscrito foi publicado na edição de outubro de Fátima XXI – Revista Cultural do Santuário de Fátima.   
Em conferência de imprensa realizada a 12 de outubro, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, anunciou que a peça será apresentada em concerto a 20 de fevereiro de 2015, festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto,  na Sé de Lisboa. 
 
A convite do Santuário e no âmbito das Comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, o compositor estoniano esteve em Fátima em maio de 2012 acompanhado de sua esposa, Nora. Posteriormente, desafiado a apresentar um texto-testemunho acerca da experiência da sua vinda à Cova da Iria, para publicação neste mais recente projeto editorial do Santuário de Fátima, Arvo Pärt surpreendeu e fez chegar ao Santuário o manuscrito de uma composição musical, datada de 19 de maio de 2014, dedicada aos Pastorinhos e intitulada Drei Hirtenkinder aus Fatima – Os Três Pastorinhos de Fátima. Trata-se de uma breve peça para coro misto a cappella composta sobre o texto de um versículo do salmo 8. 
 
Manuel Lourenço Silva, produtor executivo da programação musical para o Centenário das Aparições, destaca a importância deste autor no panorama musical mundial: “Arvo Pärt é incontornável na História da Música. Integra aquilo a que se chama o Holy Minimalism, embora qualquer rótulo que se lhe queira atribuir pareça inexato ou parcial tendo em conta o seu percurso evolutivo e a abrangência das suas obras. Utilizando frequentemente a técnica tintinnabuli, formulada e nomeada pelo próprio Pärt, a sua música é marcada por uma profunda espiritualidade. Alterna melodias simples, quase infantis, com harmonias ricas e coloridas bem como explosões sonoras com profundos silêncios. A peça Drei Hirtenkinder aus Fatima representa, aliás, um bom exemplo disto mesmo. No convívio próximo que tivemos com o compositor verificamos que Pärt é um homem de fé e a sua música manifesta a sua incessante procura. É um compositor único”. A mensagem de Fátima sai enriquecida com este contributo. 
 
Como refere Manuel Lourenço Silva, “por um lado, o nome de Fátima ficará registado no catálogo de obras de um dos maiores compositores de sempre; por outro lado, o título e o texto escolhidos para a composição musical que dedicou aos Pastorinhos destacam a importância das vozes das crianças enquanto mensageiras; por último, e talvez o aspeto mais importante, revela que Arvo Pärt se sentiu tocado pela espiritualidade e pela mensagem de Fátima”. O manuscrito-testemunho é dado a conhecer nas páginas da edição de 13 de outubro da revista cultural Fátima XXI, na rubrica “ Ler, Ouvir e Ver Fátima”. Alguns detalhes adicionais sobre a obra podem ser consultados em http://www.universaledition.com, no catálogo de obras de Arvo Pärt. 
 
LeopolDina Simões

PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Missa, em italiano, na Capelinha das Aparições

  • 08h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.