04 de outubro, 2025

santuarioladonorte.jpg

Comunidade surda em peregrinação a Fátima com programa especial e participações inéditas

Fátima continua a ser lugar de encontro e inclusão. Este domingo, 5 de outubro, o Santuário recebe a Peregrinação da Comunidade Surda com com momentos únicos de participação da comunidade surda.

 

Este domingo, 5 de outubro, o Santuário de Fátima acolhe a Peregrinação da Comunidade Surda, um momento único de encontro, fé e expressão inclusiva, que conta com um programa cuidadosamente preparado e diversas particularidades que marcam a celebração deste ano.

O dia inicia-se às 9h30, com a concentração e acolhimento dos participantes junto à Cruz Alta. A manhã será dedicada a visitas acompanhadas, organizadas em dois turnos (10h00-10h45 e 11h00-11h45), permitindo que os grupos se revezem entre a visita a espaços específicos do Santuário e a uma exposição temporária. A visita à exposição será orientada por um técnico dos serviços educativos do Museu do Santuário de Fátima, enquanto a visita ao Recinto prevê um itinerário teológico e contemplativo.

Segue-se, às 12h00, uma Celebração Penitencial na Capela da Ressurreição de Jesus.

O ponto alto da jornada será, como habitualmente, a Missa das 15h00, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, que contará este ano com momentos extraordinários de participação da comunidade surda.

Um desses momentos é a participação do coro “Mãos que Cantam”, formado exclusivamente por pessoas surdas, que intervém na Preparação do Altar, com a interpretação do Hino do Jubileu exclusivamente em Língua Gestual Portuguesa (LGP), sem acompanhamento instrumental, e no Pós-Comunhão, interpretando em LGP o cântico respetivo, de forma síncrona com a solista e o organista.

O outro momento especial é o da segunda leitura que será proclamada inteiramente em LGP, por uma peregrina surda. Antes, a solista fará uma breve introdução para a assembleia ouvinte, explicando o conteúdo da Epístola de São Paulo a Timóteo, sublinhando a fidelidade à fé, os dons do Espírito Santo e o testemunho de Jesus.

À semelhança dos anos anteriores, o Santuário de Fátima volta a contar com a presença da comunidade surda da Paróquia de Santa Cruz da Lagoa, nos Açores, que permanecerá alguns dias em Fátima, participando num programa próprio de vivência espiritual, pastoral e cultural.

Este encontro, marcado pela inclusão e pela riqueza do testemunho da comunidade surda, reafirma Fátima como espaço de comunhão universal e expressão viva da fé acessível a todos.

 

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

04 out 2025

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.