11 de maio, 2025
![]() Peregrinos dos cinco continentes em Fátima para a Peregrinação de 12 e 13 de maioPrograma celebrativo inicia na noite desta segunda-feira, 12 de maio, com a recitação do Rosário e Procissão das Velas.
O Santuário de Fátima está a postos para a primeira grande peregrinação de 2025, que inicia já esta segunda-feira, 12 de maio. A presidir às celebrações estará o cardeal D. Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre, que chega à Cova da Iria vindo de Roma, onde participou no Conclave que elegeu Papa Leão XIV, na passada quinta-feira. Neste Ano Jubilar, a experiência da peregrinação à Cova da Iria é proposta à luz da esperança. "Somos convidados a vir nesta esperança da eleição do novo Papa e já para rezar pelo novo Pontífice, para consagrar o seu ministério petrino, neste lugar materno de esperança. Por isso, esperamos por vós. Venham, porque Maria quer acolher-vos de braços abertos”, apelou o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, num vídeo partilhado nas redes sociais.
O programa da Peregrinação inicia às 21h30 desta segunda-feira, com a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, seguida da Procissão das Velas e Celebração da Palavra, no altar do Recinto de Oração. Na terça-feira, dia 13 de maio, depois de um programa específico proposto para a madrugada, as celebrações centrais começam também na Capelinha das Aparições com a recitação do Rosário, às 9h00. Segue-se a Missa Internacional Aniversária deste 13 de maio, já no altar do Recinto de Oração, que inclui a bênção aos doentes e termina com a Procissão do Adeus. Nestes dias, na Cova da Iria, o apoio aos peregrinos é garantido pelos serviços do Santuário, apoiados pela Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, voluntários e escuteiros, numa mobilização que garantirá o melhor acolhimento. Na estrada, o apoio aos peregrinos é garantido pela Comissão de Apoio ao Peregrino a pé, coordenada pelo Movimento da Mensagem de Fátima e composta por várias entidades, entre as quais o Santuário de Fátima. Na tarde deste sábado, 10 de maio, o reitor do Santuário de Fátima visitou alguns dos postos de assistência fixos, na zona de Coimbra. Na visita, que foi acompanhada pelo padre Daniel Mendes, assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas teve oportunidade de agradecer o serviço dos voluntários que dinamizam estes espaços e de conversar com alguns dos peregrinos que por eles passaram. A segurança na estrada é assegurada pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que tem montada a "Operação Peregrinação Segura", um dispositivo ajustado às necessidades desta grande Peregrinação, que tem vindo a acompanhar os peregrinos a pé, na estrada, e acompanhará a sua presença na Cova da Iria. Para estes dois dias, a GNR deixa alguns conselhos àqueles que planeiam vir a Fátima para participar na Peregrinação, nomeadamente a chegada antecipada a Fátima, para evitar grandes concentrações num determinado momento, e, no final das celebrações, uma saída gradual do Santuário e de Fátima, pelo mesmo motivo. A GNR pede também que os peregrinos que se desloquem de veículo procurem estacionamento nos parques identificados e destaca a importância da responsabilidade individual, apelando a que cada peregrino procure ser "primeiro elemento de segurança", no cumprimento das orientações e dos conselhos transmitidos nos meios oficiais, com vista a um ambiente seguro e tranquilo. Às 17h00 da passada sexta-feira, 9 de maio, estavam inscritos nos serviços do Santuário de Fátima 141 grupos de peregrinos para o dia 12 de maio e 150 grupos de peregrinos para o dia 13 de maio, provenientes dos cinco continentes: Europa, Ásia, América, África e Oceânia. A Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de maio assinala a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três Pastorinhos, na Cova da Iria, em 1917. |