18 de maio, 2025

2025-05-18missadomingo1.jpg

Peregrinos exortados a renovar a esperança pelo amor

D. Joaquim Silva Mendes destacou o "mandamento novo" do amor como identidade de cada cristão.

 

D. Joaquim Augusto da Silva Mendes, bispo emérito auxiliar de Lisboa, presidiu à missa deste V
Domingo da Páscoa, no Recinto de Oração do Santuário, na qual participou a Família Salesiana, que cumpriu este fim de semana a sua peregrinação a Fátima. À assembleia o presidente da celebração convidou a renovar a esperança através do amor.

O bispo emérito auxiliar de Lisboa começou por apresentar o Ano Jubilar que a Igreja vive como uma oportunidade privilegiada para reavivar a esperança no coração dos cristãos, a partir do "mandamento novo" do amor recíproco, dado por Jesus, que deve ser a identidade de cada cristão

Ao perspetivar a esperança como uma virtude ativa que impele à ação, à caridade e à comunhão, D. Joaquim Silva Mendes caracterizou o amor proposto pelo Filho de Deus.

"O Senhor Jesus mostrou, com a própria vida, como quer que seja a nossa vida, também ela marcada quotidianamente pelo amor... Um amor sem medida, gratuito, que não busca compensações nem contrapartidas, que serve e ajuda quem tem necessidade, que se compadece e se debruça para cuidar. Um amor samaritano, que brota de um coração que vê e não passa adiante, que não é indiferente às situações das pessoas que encontrem no seu caminho. Um amor que não faz aceção de pessoas, aberto a todos, a amigos e a inimigos. Um amor que perpetua a presença de Jesus no mundo. Um amor que liberta, cura, faz crescer e faz feliz quem ama e quem é amado", demonstrou o bispo emérito auxiliar de Lisboa, sintetizando o apelo à esperança num convite à evangelização.

“Evangelizar é antes de mais ser testemunha do amor de Cristo. Levar esperança a quem a perdeu, à solidão amarga de tantos irmãos e irmãs”, disse D. Joaquim Augusto da Silva Mendes, pedindo a ajuda de Nossa Senhora.

"Que a Virgem Santíssima, nossa Mãe, nos acompanhe com a sua solitude materna para sermos testemunhas da esperança como ela foi para a humanidade".

 

PDF

HORÁRIOS

19 mai 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.