10 de junho, 2017

3J3A2900.JPG

Bispo de Leiria-Fátima convida crianças a serem “testemunhas da Luz”

D. António Marto presidiu esta manhã à missa da 39.ª Peregrinação das Crianças
 

D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, presidiu esta manhã à missa da 39. º Peregrinação das Crianças, centrada no Milagre do Sol. 

O prelado convidou os milhares de crianças presentes no recinto de oração a serem “testemunhas da Luz de Jesus” através de gestos simples como um “sorriso ou um abraço”.

“ Todos podem ser testemunhas da Luz, através de simples gestos como oferecer um sorriso a quem anda triste, dar uma palavra amiga ao outro, ajudar quem precisa seja amigo ou não, fazer companhia aos sós e doentes, ser capaz de perdoar, e respeitar os outros” disse D. António Marto.

Lembrou que a “Senhora do Rosário mais brilhante que o Sol, espalhava luz das suas mãos”, segundo a descrição dos pastorinhos na qual descreveram a beleza de Nossa Senhora.

“O Sol com os seus imensos raios leva luz, cor e calor a toda a parte, sem a luz e o calor do sol não haveria luz e vida”, acrescentou.

D. António Marto disse aos mais pequenos que “a Luz de Jesus ilumina a nossa vida e o caminho do bem”, uma vez que “Jesus quer-Se fazer chegar a nós através da sua Mãe”.

“Para receber a Luz de Jesus é preciso escutá-Lo, o mesmo pedido que Nossa Senhora fez aqui em Fátima”.

“Quando ajudo quem precisa levo a Luz de Jesus, tal como os pastorinhos”, precisou.

O prelado afirmou ainda aos “amiguitos e amiguitas” que quando estiverem “tristes, cansados, desanimados”, “ lembrai-vos dos pastorinhos e confiai-vos ao coração materno da Mãe Celeste que não nos abandona nem deixa sós”.

“Não deixem apagar a Luz de Jesus no vosso coração, e tornai o vosso mundo mais belo e melhor”, pediu.

A celebração da 39ª Peregrinação das Crianças, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, centrou-se na sexta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos a 13 de outubro de 1917, tendo como lema a “Senhora mais brilhante que o Sol”, celebrando assim o Milagre do Sol.

Toda a celebração foi, por isso, assente na ideia da luz convidando os peregrinos a acolher e transmitir a luz de Deus, “que Nossa Senhora trouxe quando veio a Fátima”.

Assim, atrás do andor, no Altar, estava uma roda giratória simulando o Sol. Também na escadaria, em frente ao Altar, eram visíveis as floreiras onde as crianças foram convidadas a colocar os vários trabalhos sobre o Sol, que realizaram no mês de maio, período de preparação para esta peregrinação.

Os jovens foram desafiados a rezar, a iluminar a vida de alguém com um gesto simples como um sorriso, a lembrar-se de pessoas que são portadoras da luz e a descobrir mais sobre a vida dos pastorinhos e como eles podem ser a luz. 

Além do Sol também as candeias estiveram muito presentes na celebração. Durante o Ato Penitencial foram acesas três `candeias´,  de um metro e meio de altura, em esferovite e colocadas na parede onde assenta o andor de Nossa Senhora e se podiam ler três palavras que oferecem a chave de leitura da Mensagem de Fátima: Compaixão, Contemplação e Consagração.

Estas candeias pretendiam recordar a luz que representam para a humanidade as três candeias que aceitaram o desafio de oferecer as suas vidas a Deus, permanecendo hoje como memória de um percurso de santidade que nos desafia também a todos.

No final da celebração cem jovens vão transportar uma vela e um balão e, em coro com a assembleia, cantarão os parabéns a Nossa Senhora.

Durante a peregrinação, além dos momentos de oração- meditação do rosário com Procissão das Velas na noite do dia 9, Rosário e Eucaristia no dia 10, os peregrinos foram convidados a participar num espetáculo na Basílica da Santíssima Trindade, encenado e coreografado pelos alunos do Colégio de São Miguel. O espetáculo conta ainda com uma apresentação esta tarde.

Foram, ainda, distribuídas 34 mil azinheiras, a árvore característica de Fátima. Foi numa pequena azinheira que Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.