26 de abril, 2009

Terminou ao final da manhã do dia 26 de Abril, no Centro Pastoral Paulo VI, o 1º Congresso de Antigos Alunos dos Seminários de Portugal.
Participaram 312 antigos seminaristas e seus familiares, tendo estado representados 18 seminários diocesanos e 20 de institutos religiosos. Dois dos participantes frequentaram o Seminário de Praia/Cabo Verde, um o Seminário de Badajoz/Espanha e um outro o Seminário Nova Lisboa/Guiné.
A Comissão Organizadora deste congresso foi constituída pelo Santuário de Fátima, pelas associações de antigos alunos dos seminários de Braga – Viana do Castelo, Leiria-Fátima e Vila Real, pelas associações dos antigos alunos dos seminários Espiritanos, Franciscanos, Maristas e Salesianos e pela Confederação Portuguesa dos Alunos do Ensino Católico (COPAAEC), com a colaboração de todos os seminários de Portugal.
 
Iº Congresso Nacional de Antigos Alunos dos Seminários
CONCLUSÕES
1 – Este Congresso teve grande participação e interesse. Conseguiu um êxito assinalável que a todos desafiou e interpelou.
2 – Para os participantes, o resultado mais palpável e imediato, foi o enriquecimento pessoal que proporcionou pelas vivências humanas e espirituais e, sobretudo, pela relação interpessoal.
3 – Muitos antigos alunos dos seminários são detentores de formação e capacidades que poderão contribuir para dar resposta ao desafio premente da nova evangelização.
4 – Mais de  67 mil cidadãos deste país devem a sua formação básica aos Seminários. Através dos Seminários, a Igreja deu um contributo significativo à formação cívica e cristã de muitos jovens.
5 – O Inquérito realizado pela UCP e os numerosos testemunhos apresentados evidenciaram, de modo eloquente, que os Seminários desempenharam um papel relevante na instrução e formação cívica e cristã.
6- Foi sugerido que as Universidades públicas e a Universidade Católica incentivassem a realização de trabalhos de investigação para aferir o papel dos antigos alunos na cultura em geral e, sobretudo na literatura, música, história e acção social.
7 - Foram dados contributos para definir os modelos de Seminário que dêem resposta à necessidade de formar sacerdotes com uma nova cultura de vocação, realmente missionários e evangelizadores, preparados para, nesta cultura pós moderna, se reencontrarem consigo mesmos e se abrirem ao seu semelhante e ao Amor de Deus.
8 – Na sociedade fragmentada, sem consensos éticos básicos, minada pela cultura do vazio de ideais e de valores, os Seminários devem ser escolas onde se aprende com rigor e profundidade, com vista a poder servir com dedicação, perseverança e mostrar os valores do humanismo cristão.
9 - Neste Congresso fizemos memória das nossas origens e identidade para nos apoiarmos naquilo que vivemos e podermos continuar a avançar com esperança.
Fátima, lugar onde nos reunimos, aproximou-nos do Beato Francisco Marto e de N.ª S.ª do Rosário, faróis de esperança.
10 – O Seminário proporcionou-nos formação sólida e aptidões em muitas áreas do saber. Comparável a um ‘sistema operativo’ informático que activa muitas ferramentas. Marca quem por lá passou e ajuda a ‘estar em rede’.
Esta preparação deu-nos competências em variados contextos profissionais e sociais: capacidade de cultivar o pensamento, expressar opiniões e de viver em grupo.
11 – A missão de ser fermento implica ser activo, comprometido, formação cuidada e espírito de iniciativa.
12 – A vocação é a razão sublime que nos leva à união com Deus. Redescobre-se todos os dias, com ânimo e perseverança. Realiza-se através da busca contínua, da acção atenta ao amor criador de Deus e à vivência da fraternidade universal.
13 - Existe um sentimento generalizado para que seja dada alguma sequência ao Congresso através de acções que se venham a organizar no futuro.
14 – Valores cristãos . . .
Vivemos numa sociedade com assinalável progresso material e tecnológico, mas com aridez espiritual e marcado relativismo ético . . .
Quatro aspectos da vivência cristã como fermento nesta sociedade:
• Conjugar adequadamente o ser e o ter.
• Viver, com sentido de serviço, a caridade.
• Comprometer-se na exemplaridade.
• Ser faróis de esperança.
15 –  Foi expresso um voto de congratulação pela canonização do Beato Nuno Álvares Pereira.
16 –  Os congressistas manifestaram viva gratidão ao Santuário de Fátima por todo o apoio  a este  Iº Congresso Nacional de Antigos Alunos dos Seminários.
Fátima, 26 de Abril de 2009
 


 
PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

05 out 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.