04 de junho, 2009


Cerca de quatrocentos congressistas de 25 diferentes países participam, em Fátima, até sábado, no II Congresso Ibero-Americano de Destinos Religiosos/ V Congresso Internacional de Cidades-Santuário, uma dupla iniciativa Câmara Municipal de Ourém, a que se associam o Santuário de Fátima, a Entidade Regional de Turismo – Pólo de Desenvolvimento Turístico Leiria/Fátima, a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima e o Centro de Investigação Identidades e Diversidades do Instituto Politécnico de Leiria.
Ao início da manhã de hoje, na sessão de abertura, foi lida a mensagem do presidente e do secretário do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes. Na mensagem, os arcebispos António Maria Vegliò e Agostino Marcchetto frisaram que “não podemos realizar uma interpretação errónea, pretendendo reduzir a peregrinação ou o santuário a um simples feito cultural, social, folclórico ou económico”.
Embora estas diversas vertentes, reconhecem, estejam presentes, “devemos considerar que a peregrinação e o santuário, são, antes de tudo e sobretudo para nós, uma expressão religiosa, uma manifestação de fé”.
Na peregrinação e no santuário, reiteram, o “elemento religioso aparece como originante, primordial e integrador” e os demais elementos “devem estar em função deste”.
Torna-se necessário, consideram, “tutelar a identidade e particularidade do santuário, reconhecendo o motivo peculiar de piedade que atrai os peregrinos, estabelecendo os modos de favorecer essa devoção e, através dela, potenciar o culto e o crescimento espiritual dos fiéis”.
Na sua saudação de acolhimento aos congressistas, o reitor do Santuário de Fátima, Padre Virgílio Antunes, também sublinhou que “este respeito pela peregrinação exige que se renuncie à tentação de subjugar tudo ao factor económico, o que constituiria um desvirtuar de algo que é muito mais do que as suas implicações económicas”.
O Reitor destacou que “o fenómeno da mobilidade humana por motivos religiosos, da peregrinação, e, no mundo contemporâneo, do turismo religioso, atravessa todos os períodos da história conhecida. Está presente, e cada vez mais presente, no nosso mundo, apesar do crescimento do laicismo e mesmo apesar do enfraquecimento de algumas estruturas e instituições religiosas tradicionais”.
Vitor Frazão, presidente da Câmara Municipal de Ourém, apelou à colaboração entre as estruturas civis e as eclesiais nesta matéria. “Hodiernamente é inestimável a existência do turismo religioso e de peregrinação e cada vez mais se sente a necessidade de nos prepararmos…a Igreja e o Estado… para uma nova mundividência religiosa tendo em vista as modernas exigências e as novas resposta que a mesma carece.”
Assim, disse o autarca, “urge que o estado e igreja acompanhem o ritmo acelerado a que as sociedade mundiais estão submetidas sob pena de nos vermos envoltos numa teia de atropelos que conduzirá à disfuncionalidade religiosa e social e consequentemente à anarquia humana”.
Vitor Frazão, ainda no mesmo sentido, apelou ao estabelecimento de parcerias. “Devemos aproveitar a s sinergias provenientes do turismo de peregrinação e por isso sou um defensor das parcerias entre todos os organismos, não excluindo, logicamente as que se possam concretizar entre a Igreja e o Estado, já que ambos – o poder religioso e o civil – visam, como fim último, a satisfação do cidadão.”
ESTA TARDE:
Para a tarde de hoje, além das conferências e mesas redondas - Programa actualizado deste Congresso está disponível em http://congressofatima2009.cm-ourem.pt/ ou através de https://www.fatima.pt - está agendada, para as 14h00, a apresentação do livro/álbum do projecto europeu das cidades-santuário “Shrines of Europe”, que congrega as cidades de Fátima (Portugal), Czestochowa (Polónia), Loretto (Itália), Lourdes (França) e Mariazell (Áustria) e as respectivas organizações de promoção turística.  
É uma publicação em Português, Alemão, Francês, Italiano e Polaco, com o título “Shrines of Europe – Os Santuários Marianos da Europa” (na versão portuguesa).
LeopolDina Simões, Sala de Imprensa Santuário de Fátima
PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

05 out 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.