04 de dezembro, 2020

D0271312.jpg

Pandemia permitiu novas parcerias para o voluntariado no Santuário

O reforço nas tarefas de acolhimento implicou mais de 5000 horas de voluntariado 

 

A pandemia da Covid-19 obrigou o Santuário de Fátima a redefinir o Plano de voluntariado para 2020, centrando-o na resposta às necessidades emergentes como o acolhimento e a monitorização das regras de segurança sanitária nos diferentes espaços da Cova da Iria, dos celebrativos aos museológicos.

Desde o dia 30 maio, data em que se retomaram as celebrações litúrgicas com participação de assembleia que se adotaram novas medidas de adequação às restrições definidas.  E, por isso “houve necessidade de reforçar a vertente do acolhimento no voluntariado tanto no acesso às Basílicas como no apoio às celebrações no Recinto de Oração”, afirma à Sala de Imprensa a responsável pela Comissão para o  Voluntariado do Santuário de Fátima, Cláudia Camelo este sábado em que se assinala o Dia Internacional do Voluntário.

“Este acolhimento não só teve como principal propósito garantir o cumprimento das normas de segurança como pretendeu apoiar os peregrinos que nos visitam, dizendo-lhes que são bem-vindos e que, aqui, se encontram em segurança” esclareceu a responsável.

O reforço destas tarefas de acolhimento implicou mais de 5000 horas de voluntariado a que só foi possível dar resposta com o estabelecimento de três parcerias: com o Corpo Nacional de Escutas; com a Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima e com a Federação de Nuno Álvares.

Para além destas parcerias externas, a colaboração de todos os que integram o grupo de voluntários do Santuário de Fátima “foi imprescindível para garantir as habituais necessidades, nomeadamente, na área da liturgia, do apoio às celebrações, do acolhimento no Museu do Santuário, entre outras”, adianta ainda Cláudia Camelo.

“Os voluntários do Santuário de Fátima não deixaram nunca de demonstrar a sua generosidade e disponibilidade e continuam a fazê-lo oferecendo, assim, o seu tempo e dedicação a Nossa Senhora” refere.

Na sua missão, o Santuário de Fátima conta anualmente com cerca de 350 voluntários, nas mais variadas tarefas, que vão desde o acolhimento aos peregrinos nos vários espaços, apoio à liturgia, informações, comunicação, arranjos dos espaços celebrativos, a que acrescem todos os voluntários que integram movimentos, associações e serviços que, autonomamente, prestam um contributo essencial no quotidiano da instituição.

Este sábado celebra-se o Dia Internacional do Voluntário que tem como tema  ‘Voluntário para um futuro inclusivo’, procurando-se sublinhar que, através do voluntariado, as pessoas podem contribuir de forma significativa para sociedades mais inclusivas e igualitárias.

O Santuário tem procurado desafiar os jovens para o voluntariado e neste momento existem alguns programas destinados diretamente aos voluntários mais jovens como os projectos SETE e Vem Para o Meio, com apoio ao programa Férias para Pais de Crianças Deficientes.

Num esforço de aproximar mais os voluntários da vida diária do Santuário, e da sua missão, além do  Compromisso do Voluntário assumido no inicio de cada ano pastoral, há dois momentos formativos previstos para 2021: Encontro da Anunciação – Recoleção Espiritual para Voluntários, a 20 de março e o Encontro da Visitação – Formação para Voluntários a 29 de maio.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.