24 de março, 2018

3J3A1489.JPG

Fátima (En)contraste juntou mais de 200 jovens no Santuário de Fátima

Encontro reflexivo foi proposto pela Pastoral dos Jovens do Santuário com o objetivo de aprofundar da Mensagem de Fátima

 

O terceiro Fátima (En)contraste, juntou mais de 200 jovens esta noite no Santuário de Fátima. Este encontro reflexivo foi proposto pela Pastoral dos Jovens do Santuário com o objetivo de aprofundar da Mensagem de Fátima.

“Face fear - O pior é se Nossa Senhora não volta mais!” foi o tema desta edição que decorreu no salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores.

Centrado no medo, o lema escolhido para esta terceira edição é uma citação de S.Francisco Marto, na 4.ª aparição de Nossa Senhora, em agosto de 1917, num momento em que os Videntes são presos e levados para a cadeia de Ourém. Do receio de Francisco, e partindo do contraste medo/confiança, os participantes do “Face fear” foram interpelados a enfrentar os seus medos.

O encontro começou com música. Diana Costa, compôs um tema especialmente para esta ocasião, e segundo a autora a inspiração para escrever surgiu nos Valinhos por ocasião de um retiro de jovens.

Seguiu-se o teatro multimédia “Face fear: Deixa-te de cenas!”, dinamizado por Rui Ruivo, seminarista da diocese de Leiria-Fátima e que será ordenado diácono no próximo dia 22 de abril. Este jovem para produzir esta performance, começou por ler as Memórias da Irmã Lúcia, e ao ler o acontecimento que inspirou a temática, tentou transpor para “linguagem universal, partindo daquilo que são os nossos medos”, explicou.

O último momento do Fátima (En)contraste contou com um testemunho da Irmã Ângela Coelho, da Congregação da Aliança de Santa Maria, e ex-postuladora da Causa da Canonização dos Pastorinhos. A religiosa falou sobre “Avançar entre o medo e a confiança”.

“A vida é uma viagem”, assim começou a Ir. Angela, explicando em seguida que as duas forças que fazem avançar, o medo e a confiança, estão presentes na vida de todos, e também estiveram presentes na vida dos Pastorinhos.

“Todos nós temos medos, todos nós temos medo da solidão, e muitas vezes enfrentamos esse medo de forma errada”, disse.

“Os pastorinhos também tiveram medo da solidão, medo de não voltar a ver os seus pais quando foram presos, mas não tiveram medo de ser presos, porque estavam juntos”, explicou.

Segundo a religiosa, S.Francisco Marto, que deu o mote para este encontro, apesar dos medos “aceitou a sua missão neste acontecimento que é Fátima”.

Esta terceira edição do Fátima (En)contraste contou com mais de 200 jovens oriundos das dioceses de Leiria-Fátima, Santarém, Portalegre-Castelo Branco, Aveiro, Lisboa e Coimbra.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.