31 de janeiro, 2014

 Desdobrável
 
 
O Santuário de Fátima volta este ano a propor aos seus peregrinos um programa de oração e de reflexão concretizado através de um percurso pré-definido por diferentes espaços do santuário.
 
Intitulada “Itinerário do Peregrino”, a proposta evoca a aparição e a mensagem de 13 de julho de 1917 e tem o título do tema do ano pastoral, “Envolvidos no amor de Deus pelo mundo”. O percurso faz-se a pé, mas pretende-se que seja ocasião de um forte sentido de interioridade. 
 
Nas palavras do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, esta manhã aos jornalistas, o Itinerário do Peregrino “ajuda a rezar e a viver a temática que este ano nos é proposta”, uma temática que tem “o amor como elemento unificador” e que pretende que o peregrino viva “mais consciente da sua fé e mais consciente do amor de Deus”.
 
Neste dia, o percurso foi realizado em grupo, pelos participantes no 33.º Encontro de Guias-Intérpretes,. 
 
Idealizado pelo padre Emanuel Matos Silva, o Itinerário inicia junto do Presépio do Recinto de Oração, em direção à Capelinha das Aparições e, através do Recinto, culmina na Basílica da Santíssima Trindade. O percurso pode fazer-se individualmente ou em grupo.
 
“O que é verdadeiramente importante é a mensagem da Mãe do Céu em Fátima e são os Peregrinos e, por eles, toda a Humanidade. O Céu e os Peregrinos fazem um Santuário. Tudo o resto é instrumento. Estruturas, textos, celebrações, serviços variados, encontros, a seu tempo e a seu modo são sempre instrumentos”, explica o padre Emanuel Silva.
 
Para este sacerdote, o itinerário que o Santuário coloca nas mãos dos peregrinos “é um desses instrumentos que servem, fundamentalmente, para ajudar cada cristão a ‘ver melhor’ as aparições de Fátima e a fazer caminho com o seu mistério de revelação da misericórdia de Deus no meio dos dramas do mundo e da história”.
 
Com Jesus, com Maria e com os Pastorinhos como principais guias, o périplo propõe uma avaliação individual à capacidade de amar gratuitamente e termina com um convite a uma vida que se converte ao amor de Deus e que passa a estar guiada pelos propósitos do amor e da paz.  
 
“Percorrendo o Santuário, o Itinerário do Peregrino percorre, sobretudo, a experiência humana e teologal da peregrinação, da indigência e da confiança em Deus e em Nossa Senhora, da ternura e da gratidão”, sublinha o padre Emanuel Silva.
 
O objetivo da iniciativa pastoral, realizada a par de outras atividades de formação e informação que o Santuário tem levado a cabo nos últimos anos, é promover a aproximação aos conteúdos da Mensagem de Fátima, com vista a uma melhor preparação e vivência do Centenário das Aparições, em 2017. 
 
Em termos práticos, os desdobráveis concebidos como mapas do Itinerário, disponíveis no início do percurso e em alguns locais de atendimento ao público no Santuário, foram editados em sete versões, uma para cada idioma, isto porque também os peregrinos estrangeiros são convidados a fazer este percurso de oração e de meditação. 
 
LeopolDina Simões
PDF

HORÁRIOS

23 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.