11 de janeiro, 2017

154A3421.jpg

Reitor do santuário de Fátima sublinha importância do acolhimento de peregrinos

Santuário da Cova da iria é o anfitrião do Congresso de reitores dos santuários franceses
 

O primeiro dia de trabalhos do congresso da associação de Reitores de Santuários franceses arrancou hoje em Fátima, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, centrado na Mensagem de Fátima.

Na abertura o reitor do santuário de Fátima afirmou que espera que “daqui saia a perceção de quanto os santuários podem ser lugares de irradiação de paz e lugares de irradiação de fraternidade”.

“Esperamos que os trabalhos decorram de forma a permitir àqueles que convidamos a estar presentes o aprofundamento do seu  conhecimento sobre a mensagem de Fátima e possam, de alguma forma, regressar a Fátima com outros grupos noutras ocasiões e noutros contextos”, disse ainda o Padre Carlos Cabecinhas que, durante estes três dias, será o anfitrião do congresso e da assembleia-geral da Associação de Reitores de Santuários.

A Associação de Reitores de Santuários (ARS) é uma associação francesa que integra “todos os santuários católicos franceses” e “alguns” da Bélgica, Suíça, Portugal e Líbano.

O Presidente da ARS, Pe. Vicent Gallois, abriu o congresso, dando as boas vindas a todos os participantes, apresentando os que ali se encontram pela primeira vez e o tema do congresso “No coração do seu tempo, Maria e a Igreja sinal de esperança”.

Por sua vez, o presidente da Association des Ouvres Mariales (AOM), frei Louis Marie Ariño, falou da importância deste congresso como “ocasião para conversar sobre coisas mais pragmáticas e ver como podemos trabalhar juntos”.

“A insistência sobre o coração, pode ser para nós um incentivo a ser homens e mulheres de coração”, referiu Louis Marie Ariño.

O dia de hoje será preenchido por duas conferências, uma pelo bispo auxiliar de Paris, Eric de Moulins-Beaufort e outra, a segunda, proferida  pela irmã Marie Thérèse Aunis.

Os conferencistas terão ainda a oportunidade de fazer o Itinerário Jubilar do Santuário esta quarta feira. O dia conclui-se com a apresentação do filme Aparições de Fátima, de Daniel Costelle.

Ontem à noite, o Reitor do Santuário de Fátima já tinha feito o acolhimento dos  participantes durante um momento de convívio.

Neste encontro, que reúne cerca de 150 pessoas, participam ainda os membros da Associação de Obras Marianas (AOM), outra instituição internacional francófona, fundada em 1961, que integra santuários marianos, movimentos marianos da Igreja, congregações e leigos ou institutos religiosos diretamente dedicados à Virgem Maria.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.