10 de dezembro, 2017

D0053803.jpg

Reitor do Santuário fala da necessidade de alterar comportamentos para preparar o Natal

Pe. Carlos Cabecinhas presidiu à missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade na qual participaram 9 grupos de Espanha, França e Itália

 

O reitor do Santuário de Fátima defendeu este domingo a necessidade de fazer do tempo de Advento um caminho de preparação para o Natal que seja um verdadeiro caminho de “conversão do coração para acolher o Senhor que vem”.

Na homilia da missa dominical, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, na qual participaram milhares de pessoas, entre elas nove grupos de peregrinos de Espanha, França e Itália, o Pe. Carlos Cabecinhas propôs a figura de São João Batista como o “arauto” desta necessidade e modelo de conversão e, consequentemente, como o `profeta´ do Advento.

O reitor do santuário de Fátima lembrou o apelo de São João Batista à necessidade da conversão dos corações; à indispensabilidade do verdadeiro encontro com Deus e à priorização daquilo que é essencial e do que é acessório.

A partir da ideia do Advento como um “tempo de preparação para a vinda do Senhor”, o reitor do santuário de Fátima exortou os peregrinos a fazerem este caminho centrados no essencial, deixando de lado o que é acessório e supérfluo e deu como exemplo os preparativos para a festa de Natal.

“No Natal preparamos muitas coisas: presentes, a casa e o grande risco é esquecermo-nos de preparar o mais importante que somos nós; de prepararmos o nosso coração e a nossa vida, pondo de lado o que é secundário”, disse o Pe. Carlos Cabecinhas.

Por isso, o exemplo de São João Batista e que está tão presente na Mensagem de Fátima, é “inspirador”.

“Este é o tempo de tomarmos consciência dos montes que precisam ser aplanados que é como quem diz tomar consciência e livrarmo-nos do que está a mais e vermos o que está a menos” referiu. Para isso , acrescenta, é necessário “escutar e meditar” na palavra de Deus através da “oração mais intensa”.

Tal como nos apelos de São João Batista, também na mensagem de Fátima “vamos encontrando os estímulos para a vivência deste tempo de Advento: apelo à conversão, que é central quer nas palavras do Anjo quer nas de Nossa Senhora que nos desafia a dar o lugar central a Deus”, afirmou ainda.

“A Mensagem de Fátima pode, por isso, guiar-nos para uma experiência e vivência mais autênticas do Advento”, concluiu.

 

TAGS

fatima2017
PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.