13 de julho, 2013

 
Quarenta e oito grupos de peregrinos vindos de 15 países, alguns acompanhados pelos seus bispos, participaram esta manhã na Cova da Iria nas celebrações da peregrinação aniversária da terceira aparição de Nossa Senhora, em 1917.
D. Luis Quinteiro Fiuza, bispo de Tuy-Vigo, Espanha, que presidiu à peregrinação, exortou os cristãos a uma maior vivência em comunidade e em ambiente de colaboração, isto como resposta à “crise de valores, de sentido, de trabalho e de emprego” que a sociedade atualmente vive.
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, nos momentos finais da Eucaristia, pediu uma oração pelo Papa Francisco, em especial pela viagem apostólica ao Brasil para participação na Jornada Mundial da Juventude, na próxima semana.
Como principal projeto para as comunidades cristãs, D. Luis Quinteiro Fiuza, que falou em Galego, destacou a urgência da “aproximação aos sacramentos” e da “renovação das famílias”, para que se transformem em “santuários de amor, de verdade e de bondade”.
Durante a homilia da Missa celebrada esta manhã no Recinto de Oração do Santuário, o bispo de Tuy-Vigo vincou aquela que considera a principal mensagem da recente encíclica do Papa Francisco “Lumen Fidei” (Luz da Fé): “só há uma luz de verdade que ilumina a nossa vida e essa luz é a fé”.
“O homem sempre, sempre, procurou uma luz, algo que lhe iluminasse o caminho. […] Precisamos de uma luz que nos ilumine de dia e de noite e essa luz é Jesus Cristo, Jesus Cristo é o sol verdadeiro, é a luz que dá esplendor a toda a nossa vida”, destacou.
D. Luis Quinteiro Fiuza pediu aos cristãos que sejam “transmissores, testemunhos e apóstolos da vida de Jesus Cristo”, que sejam portadores da “bondade da vida” e da bondade de Deus no mundo.
“Neste momento da nossa vida, neste momento da história temos de nos colocar nesta dimensão de escutar Jesus Cristo e de o transmitir ao mundo”, isto porque no mundo de hoje há quem “não siga a luz de Deus” e quem “creia que a luz de Jesus Cristo é uma luz enganosa”.
LeopolDina Simões

 
 
ARQUIVO:
 
A peregrinação aniversária de julho, nos dias 12 e 13 é presidida por D. Luis Quinteiro Fiuza, bispo de Tuy-Vigo, Espanha.
 
O tema da peregrinação é «Deus permanece fiel» (Cf. 2Tm 2,13; Rm 3,3).
 
O programa é o habitual nas grandes peregrinações aniversárias do ano: #   
 
 
Fotografia: santamariadebaionadiocesistuy-vigo.blogspot.p   
PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.