21 de novembro, 2025
2025: O ano em que o Papa pediu que Fátima fosse a RomaNum ano jubilar perspetivado sob o signo da esperança, o mundo continuou a olhar para Fátima como lugar de amparo e paz.
O fim do pontificado do Papa Francisco e a eleição do novo Sucessor de Pedro marcaram a vida da Igreja no ano que agora termina. Após um período de doença que lhe debilitou o estado de saúde, Francisco faleceu na segunda-feira de Páscoa, 21 de abril, aos 88 anos. Para a história, ficava um pontificado marcado pela proximidade, sobretudo com os mais vulneráveis, e uma ligação a Fátima concretizada em duas visitas à Cova da Iria, uma das quais para canonizar Francisco e Jacinta Marto. Após o período de luto, a Igreja concentrou os olhares na pequena chaminé do telhado da Capela Sistina, onde o fumo branco anunciaria a escolha de um novo Papa pelo conclave. O sinal esperado surgiu no final do dia 8 de maio e, momentos depois, o cardeal Robert Francis Prevost aparecia na varanda da Basílica de São Pedro, sendo apresentado ao mundo como Papa Leão XIV. No Santuário, ligações do recém-eleito Papa com Fátima não tardaram a surgir. Na última presença de Francisco na Cova da Iria, aquando da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2023, o D. Robert Francis Prevost integrara a comitiva pontifícia e esteve na Capelinha das Aparições. Mas já antes, ainda enquanto missionário no Peru, o recém-eleito Papa havia rezado aos pés da Virgem Peregrina de Fátima.
D. Robert Francis Prevost (6.º a contar da esquerda) na Capelinha das Aparições, durante a última presença do Papa Francisco em Fátima, a 5 de agosto de 2023, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.
Já como Papa, a ligação mais próxima e evidente de Leão XIV com Fátima viria a acontecer na reta final de 2025, quando a Imagem venerada na Capelinha das Aparições foi a Roma, a seu pedido. O momento histórico para Fátima aconteceu nos dias 11 e 12 de outubro, em pleno Jubileu da Espiritualidade Mariana, onde a icónica Imagem centenária de Nossa Senhora de Fátima foi o símbolo mariano presente. Depois de Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco, foi a vez de Leão XIV rezar aos pés da Imagem, a quem ofereceu uma Rosa de Ouro, numa manifestação de profunda ligação entre Fátima e a Santa Sé. Diante dela, consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria, momento que reforçou o simbolismo universal de Fátima como lugar de prece pela paz.
Recinto de Oração, durante a Procissão das Velas da noite de 12 de outubro.
Um ano jubilar vivido sob o signo da esperança Em Fátima, a vivência do ano pastoral de 2024/25 teve como eixo central o Ano Jubilar, vivido sob o fio condutor da esperança. Na Qualidade de Santuário Jubilar, Fátima ofereceu aos peregrinos a possibilidade de viverem este marco da Igreja de uma forma particular, com a possibilidade de obtenção de indulgência plenária e de participação em várias propostas particulares e peregrinações vividas neste contexto.
Além destes momentos de peregrinação jubilar, entre maio e outubro, as peregrinações internacionais aniversárias trouxeram à Cova da Iria centenas de milhares de peregrinos. A 12 e 13 de maio, o arcebispo metropolita de Porto Alegre, Brasil, cardeal D. Jaime Spengler, que havia participado no Conclave de eleição do Papa, em Roma, veio a Fátima rezar com quase meio milhão de peregrinos pela paz e pelo novo Papa. Cinco meses depois, o arcebispo da Beira, Moçambique, também alinhou as preces pela paz. No final do dia 12, já após a procissão das Velas D. Claudio Dalla Zuanna recebeu a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, de regresso do encontro com o Papa Leão XIV.
Em dez edições, a Peregrinação da Bênção dos Capacetes tornou-se uma das grandes peregrinações de Fátima.
No ano que agora finda, de entre os momentos mais expressivos em Fátima esteve igualmente a Peregrinação da Bênção dos Capacetes, que, na sua 10.ª edição, trouxe a novidade da realização de um colóquio sobre segurança rodoviária e fé cristã. Após uma década, esta peregrinação, que traz anualmente centenas de milhares de motociclistas a Fátima, ganhou já o estatuto de grande peregrinação anual.
Fátima como fonte de novos carismas O ano de 2025 reuniu na Cova da Iria, pela primeira vez, as congregações e institutos fundados a partir de Fátima, no encontro "Mensagem e Carisma", que decorreu entre 13 e 16 de outubro. Os 24 institutos de vida consagrada provenientes de 12 países que marcaram presença partilharam a sua dinâmica e refletiram sobre a mensagem de Fátima e o modo como esta ilumina o seu carisma. Entre 30 de novembro de 2024 e 15 de outubro de 2025, a exposição "servir, a única pregação" celebrou o centenário da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima e promoveu uma reflexão sobre a importância do serviço cristão na sociedade atual. Entre maio e outubro, as visitas temáticas particularizaram algumas das obras e temas presentes na exposição, que foi visitada por mais de 170 mil pessoas. Neste ano assinalaram-se duas importantes datas: o 20.º aniversário da morte da Irmã Lúcia de Jesus e o 70.º aniversário do Museu do Santuário de Fátima. Como acontece todos os anos, a vida dos videntes de Fátima foi celebrada de forma particular em fevereiro, mês da Festa Litúrgica dos Santos Pastorinhos, que evocou a vida de São Francisco e Santa Jacinta Marto num programa celebrativo dedicado, que contemplou 10.º Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima. No âmbito das propostas pastorais, o Santuário de Fátima continuou a oferecer vários retiros e itinerários de espiritualidade, dinamizados pela Escola do Santuário ao longo do ano, tendo como azimute a esperança e a peregrinação.
Lugar de celebração da fé, encontro e formação Nas propostas formativas, nas primeiras quartas-feiras do novo ano, o seminário DesCodificar Fátima abordou, no ambiente online, temas transversais da história centenária de Fátima. No mês seguinte, a formação dos guias-intérpretes que operam em Fátima realizou-se pela 44.ª vez, sob o mote de “Ler, interpretar e experienciar Fátima em tempo jubilar”. No tempo central do ano litúrgico, os peregrinos puderam viver de forma plena a Quaresma e a Páscoa na Cova da Iria, através das diversas celebrações que o programa ofereceu. Em abril, o dia 25 reuniu em Fátima, como vem sendo hábito, crianças e jovens coralistas no 15.º Encontro de Coros Infantis, num encontro formativo que culminou com um concerto na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. No início de julho, a 10.ª edição do Curso de Verão do Santuário de Fátima propôs três dias de formação no Centro Pastoral de Paulo VI sobre temáticas da história, da cultura, da espiritualidade e da mensagem de Fátima, tendo na órbita do tema geral as palavras manuscritas da Irmã Lúcia. Ao longo do ano, o ciclo de Encontros na Basílica trouxe uma renovada oportunidade de aprofundamento espiritual e reflexão à luz de Fátima, este ano jubilar com o centro no tema da esperança. No verão, o Santuário voltou a oferecer férias para pais e cuidadores de pessoas com deficiência. “Vem para o Meio”, numa “missão de entrega”, onde “se recebe na forma de dar”. Os dois encontros online dinamizados no âmbito da proposta “A contas com Fátima”, possibilitaram um espaço de partilha que, num ambiente informal, desfiaram as contas da experiência cristã e de Fátima dos convidados. No final de outubro, a 19.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima ofereceu, em 7 sessões estendidas por 3 dias, uma formação geral sobre a espiritualidade de Fátima, sob a orientação da vice-postuladora da Causa de Canonização da irmã Lúcia, Irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria. Ao longo do ano, o Santuário de Fátima dinamizou 29 sessões de Lectio Divina com vista ao aprofundamento da relação dos fiéis com a Palavra de Deus.
Ano de mudanças, para melhor acolher os peregrinos O ano que passou trouxe algumas alterações operacionais significativas na dinâmica da Cova da Iria. Devido à presença constante de peregrinos, a procissão das velas passou a realizar-se diariamente durante todo o ano, e não apenas entre a Páscoa e o Advento. Para uma melhor participação nas celebrações, foi inaugurado na Peregrinação de Maio um novo sistema de som no Recinto de Oração, data na qual também foi benzida uma nova cruz, no altar da Capelinha das Aparições, ficando "mais visível e expressiva". Com o bem-estar e segurança dos peregrinos no horizonte, o Santuário ofereceu dois desfibrilhadores automáticos externos (DAE) ao posto territorial da GNR de Fátima. Durante o ano pastoral de 2024/25, o contributo dos voluntários voltou a ser essencial. Também eles tiveram o seu momento de encontro, a 5 de agosto no passeio anual dos Voluntários do Santuário de Fátima. Num ano jubilar perspetivado sob o signo da esperança, o olhar do mundo continuou atento à Cova da Iria. Com o culminar de um pontificado que estabeleceu laços intensos com Fátima, o novo Sumo Pontífice da Igreja católica reafirmou a esta ligação incontornável com a Cátedra de Pedro, concretizada na presença em Roma da Imagem que sintetiza cem anos de uma mensagem de conversão e paz que, pela sua atualidade, continua a oferecer a esperança que Deus dá à humanidade.
|